A Reforma Trabalhista e você

A Reforma Trabalhista e você

MemberImage
13.nov.2017
Luís Morales

Neste último sábado (11/11) entrou em vigor a Lei nº 13.467/2017 – então denominada “Reforma Trabalhista”. Em tempos de tantas dualidades e opiniões polarizadas, certamente você será questionado: “e aí, você é contra ou a favor da Reforma Trabalhista?”.

Polêmicas à parte, talvez não seja o momento de se posicionar de forma tão extrema. O cenário político e econômico do País clama por tolerância. Buscar o entendimento acerca das diferenças e da diversidade de entendimentos jurídicos sobre o tema parece um caminho sensato. Que esta lei é prematura, não se tem dúvida. Mas também não há como negar que ela posicionará o Brasil em outro patamar já que versa, em linhas gerais, sobre a flexibilização do trabalho.

Nesse sentido, uma mudança cultural se impõe já que empregados e empregadores precisam repensar seus papeis e entender a fundo que impactos causam no mercado de trabalho, seja através de sua gestão (precária ou não) ou como formadores de opinião. Se a lei mudou foi porque a sociedade, de alguma forma, também mudou (e rapidamente). Faça você também uma reflexão sobre sua jornada profissional (como empreendedor, patrão, empregado, sócio ou funcionário público). Mudanças, inclusive de paradigmas, nem sempre são fáceis mas quase sempre são necessárias.