Atrair a geração Millennial ainda é um desafio para sua empresa?

Atrair a geração Millennial ainda é um desafio para sua empresa?

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19.set.2017
Samir Amad

Apesar dos milhares de jovens entrando no mercado de trabalho todos os anos, algumas empresas ainda se debatem para atrair os mais talentosos e muitas vezes, confundem aparência com conteúdo. Apenas abolir a gravata pode não ser o caminho.

Imaginar que estes jovens dão mais importância a locais de trabalho coloridos e interativos, com salas de jogos, tvs ligadas no Youtube ou Blogs, pufs ao invés de mesas e cybercafés, pode ser um tiro na água. Sim, isso parece ser o que eles buscam, mas só isso não é o suficiente. Da mesma maneira que você não pode comprar fãs genuínos de redes sociais, as empresas não podem querer atrair funcionários leais com vantagens supérfluas. O que fazer então?

Demonstre seus valores.

Pendurar um quadro com os valores, metas e compromissos sociais da empresa há muito tempo não convence. É preciso que sua empresa viva, respire e exale seus valores. Millennials valorizam organizações com papéis sociais atuantes, portanto coloque em prática seus compromissos sociais engajando sua força de trabalho, seja em ações de caridade ou jornadas voluntárias remuneradas ou doações correspondentes. Faça o mesmo com o estilo de liderança, proporcionando não só um ambiente informal, mas acima de tudo, respeitando as ideias, as diferenças, os horários flexíveis sem deixar de lado as cobranças por resultados objetivos, mensuráveis e claramente definidos.

Mostre que investirá neles.

Sabemos que os funcionários mais leais são os que recebem muito apoio, encorajamento e treinamento para assumir papéis desafiadores ou de liderança. Ajude-os a entender como podem gerenciar um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida, repensando seus processos de trabalho e tornando as tarefas mais significativas. Esta geração respira tecnologia, portanto certifique-se que sua empresa possui e disponibiliza a última geração de equipamentos e softwares.

Seja transparente e se comunique.

Jovens desta geração valorizam a autenticidade e um local de trabalho onde a informação importante não é suprimida. Transparência e autenticidade vão de mãos dadas. As empresas que faltam transparência são muitas vezes as empresas cujos escritórios têm moinhos de rumores selvagens e fofocas. Em um mundo onde a maioria de nós compartilha cada detalhe de nossas vidas on-line, os candidatos a emprego esperam o mesmo de seu empregador.

Reconheça suas contribuições.

A geração Millennial quer mudar o mundo e criar um impacto positivo, e as empresas que reconhecem suas contribuições são as que mais podem se destacar na escolha de um novo emprego. As empresas devem se concentrar nas forças e personalidades individuais dos funcionários, em vez de enfatizar a conformidade e uma identidade organizacional.

 A empresa precisa fechar a conta. É preciso dar resultado. Portanto, em vez de sua empresa se concentrar na compra de uma mesa de futebol de botão, trabalhe para construir uma cultura mais forte com seus funcionários, ser comunicativa, ouvir seus comentários e reconhecer suas individualidades e contribuições. Uma vez estabelecido este ambiente, a dedicação e a paixão da empresa criarão uma cultura próspera e uma força de trabalho leal.