Como conseguir seu primeiro emprego?

Como conseguir seu primeiro emprego?

MemberImage
7.mar.2018
Samir Amad

Acabo de receber a notícia de que minha filha, ainda no último semestre de arquitetura, conseguiu seu primeiro emprego. A alegria logo me fez pensar em como posso aproveitar a experiência do primeiro emprego para ajudar as pessoas que entrarão no mercado de trabalho.

Sem nenhuma experiência anterior estudantes universitários em todo o país em breve estarão se perguntando a mesma questão: se todos os trabalhos exigem experiência, como você pode conseguir esse primeiro emprego quando sua única experiência é o seu diploma?

Quando você acaba a faculdade, descobre que ela é meio do processo. O destino é o mercado de trabalho, mas na verdade, você não foi preparado para procurar emprego e logo se vê embarcando em águas desconhecidas, é fácil se sentir intimidado. A procura de emprego sem muita experiência de trabalho pode ser frustrante, mas com alguma dedicação árdua, muita ambição e confiança em si mesmo, pode acontecer.

Abrace sua realidade

Se você está se candidatando para posições de nível de entrada, a maioria das pessoas não espera que você venha com um currículo preenchido com experiência. Em vez disso, abrace sua inexperiência e aproveite-a como motivação para aprender. Destaque exemplos de sua dedicação, curiosidade e compromisso com a aprendizagem e o crescimento. As pessoas que estão contratando estão procurando pessoas que estão dispostas a trabalhar duro e que querem aprender.

Identifique suas habilidades

Faça uma lista de todas as habilidades que você procura obter neste trabalho: habilidades tecnológicas, habilidades técnicas, habilidades de comunicação, habilidades de pesquisa, habilidades de resolução de problemas.

Ache uma razão para se candidatar

Quando você decide candidatar-se a uma determinada posição, você deve ter uma razão para acreditar que você pode fazer o trabalho bem. Passe algum tempo analisando isso. Qual experiência informal você tem, quais traços pessoais, habilidades que adquiriu nos trabalhos universitários e a experiência de trabalhar em equipe com seus colegas. Seja analítico e criativo neste processo. Depois de descobrir a razão para você, você pode explicá-lo a um potencial recrutador.

Não tenha um único currículo

Não me canso de falar isso sempre que posso. Você pode não ter experiência para colocar no papel, mas pode relatar suas características pessoais, comportamentais, habilidades e interesses alinhados com a descrição dos cargos que busca, a nacionalidade ou cultura da empresa que tem interesse. Seja verdadeiro, mas ajude o recrutador a identificar áreas de similaridade com o que buscam.

Jogue a prepotência e a pretensão exagerada fora

A confiança é importante, mas tem que ser atada com humildade e modéstia - as características esperadas de um iniciante. Mostre que você pode fazer o trabalho, mas também mostrar que está disposto a aprender. A ideia de que você quer ser o CEO da empresa em 1 ano é absurda e te coloca numa posição patética. A geração Millennials ainda é muito afetada por seus ícones, como os caras do Facebook, Apple que são exceções e não regras. Então cuidado.

Aproveite seu tempo livre para aprender como voluntário

Se você não conseguir um emprego logo de saída, trabalhe gratuitamente. Uma posição de voluntário pode ser mais fácil de encontrar do que um estágio. Seja voluntário para o maior serviço relevante possível. Você não só ganhará experiência valiosa, mas também será capaz de construir uma rede de contatos que pode ajudá-lo.

Trabalhe o Networking

Construir sua rede pessoal é um caminho confiável para conseguir trabalho em qualquer fase da vida. Conecte-se com todos os que conhece - e, por sua vez, com todos os eles conhecem - através de redes sociais, eventos comunitários e profissionais de qualquer maneira que você possa encontrar.

Continue estudando

Pode ser que você precise de mais educação para se qualificar para o que você realmente quer fazer. Mesmo fora da educação formal, encontre maneiras de se manter atualizado e expandir sua base de conhecimento. Inscreva-se em cursos de desenvolvimento profissional ou treinamento especial, ou apenas faça muita leitura em seus campos de interesse.

Caia na real

Mesmo aproveitando ao máximo suas habilidades e experiência, certifique-se de que está se candidatando para posições apropriadas para você. Em um mercado de trabalho apertado onde os empregadores são inundados com candidatos altamente qualificados, há menos incentivos para ter uma chance em um candidato marginalmente qualificado. Estude cuidadosamente os trabalhos que você realmente pode provar que pode ter sucesso - não apenas aqueles em que você pensa, "eu poderia fazer isso", mas aqueles onde você pode se destacar com a força e as habilidades que você já possui.

Tenha paciência e persistência. Boa sorte!