Demonstrar gratidão pelo trabalho ainda está na moda

Demonstrar gratidão pelo trabalho ainda está na moda

MemberImage
8.dez.2017
Samir Amad

Com a chegada das festas de fim de ano, é natural transformar nossos pensamentos em gratidão. Talvez você seja grato por amigos ou familiares, mas com que frequência o conceito de gratidão surge no seu local de trabalho? Alguns líderes ainda acreditam que você deve estar agradecido por receber seu pagamento e apenas isso! Muitos outros líderes incluem o conceito de gratidão nas declarações de missão de suas equipes e o fazem não apenas no fim de ano, mas diariamente, em pequenas e honestas doses.

Aqui seguem algumas dicas para você praticar a gratidão o ano todo:

Não espere para ser grato só quando chegar ao topo

Independentemente da sua posição em uma organização, cultive a gratidão como parte fundamental do seu trabalho. Não espere até que você esteja liderando uma equipe, uma divisão ou uma empresa para se tornar um líder grato. Certifique-se de que aqueles que estão à sua volta entendam que você está grato pelas muitas maneiras que eles ajudam todos e a cada dia. Seja com um sorriso, um olhar ou com palavras sinceras de agradecimento.

Seja humilde

Eu acredito que você não tem sucesso só por você. Muitas pessoas no teu caminho colaboraram de uma ou outra maneira para isso. Sugiro então, que você fique grato pelo time que alimenta sua carreira. Da mesma forma, como membro da equipe, reconheça seu papel ao garantir que sua equipe continue a avançar. Seja grato a todos ao seu redor, e não seja tímido sobre expressar apreciação.

Agradeça pelo conhecimento que adquire dos outros

Ser um empregado grato fará de você um funcionário mais inteligente. Admitindo que você não sabe tudo e que tudo o que você já aprendeu, que o fez bem sucedido, veio de alguém, e ser grato por aqueles de quem você aprendeu é essencial. Mantenha-se humilde e ensinável para realmente impulsionar para a frente sua carreira.

Seja sincero

Em muitos casos, ser grato pode ser difícil. Como um líder ou um membro da equipe, quando você é grato e expressa - com sinceridade e frequência - muitas vezes fará com que as pessoas desconfiem se você está sendo genuíno. Isto porque a verdadeira gratidão é bastante rara na sociedade de hoje, o que é uma vergonha, mas expressar uma verdadeira gratidão separa as pessoas. Portanto, expresse sua gratidão apenas quando de fato a sentir. Se você lidera uma equipe, seus funcionários saberão quando sua gratidão é verdadeira.

Por fim, considere expressar esses sentimentos para todos os membros da equipe e tenha certeza que isto pode ajudar a tornar suas ações mais bem sucedidas. Quando você é grato, você dá às pessoas que trabalham com você ainda mais razões para também agradecer. Com isto, você faz um círculo virtuoso e ajuda a mudar o futuro para algo ainda melhor e permanente.