Guia para fazer bonito nos 3 primeiros meses de seu novo emprego em TI

Guia para fazer bonito nos 3 primeiros meses de seu novo emprego em TI 

 First90Days Se você está familiarizado com o conceito de User Experience (UX), você entende a importância da primeira impressão. Pense a respeito disso: interfaces que são de fácil navegação em que funcionalidades estejam de acordo com aquilo que é suposto, são os pilares de aplicações, dispositivos e serviços de sucesso. 

As primeiras impressões são da mesma forma importante em sua nova oportunidade profissional em TI, onde todos os olhares estão direcionados para você. Todos esperam para ver o que irá desenvolver e qual será seu resultado. É por isso que o que você faz e como você se comporta nos 3 primeiros meses são fatores críticos para posicioná-lo como um contribuidor de valor para a organização.

 “Os primeiros 90 dias podem causar um impacto substancial para seu sucesso”, diz Doug Paulo, Diretor de Produto de TI – Kelly Services®. “Esse é o momento em que você constrói dinamismo, conquista credibilidade e contribui para que seu novo time esteja no direcionamento correto”.

De acordo com o Professor Michael Watkins da Harvard Business School curiosamente os três primeiros meses podem ser cheio de armadilhas assim como rico em boas oportunidades. Basicamente se ao invés de evitar cometer erros você conseguir conquistar pequenas vitórias certamente estará reforçando seu alicerce para sucesso futuro e contribuindo para valorização de sua identidade profissional.  Aqui vão algumas dicas para que possa ter sucesso nos primeiros 90 dias em sua nova função em TI:

Prepare-se: como se costuma dizer preparação é metade do trabalho. Pesquisar quais são os planos de sua nova empresa, onde TI se encaixa e onde entra o seu papel para suportar os principais stakeholders com quem irá interagir.

Comece com uma página em branco. Avalie seus pontos fortes e fracos e desenvolva um plano para alavancar suas qualidades e mitigar áreas de melhorias. Permaneça positivo e evite comprometer-se demais (over commitment).

Oriente-se. Agende reuniões com pessoas chave dentro e fora da organização. Relacione-se, observe e faça perguntas com objetivo de aprender diferentes responsabilidades, condutas e procedimentos.

Demonstre profissionalismo. Vista, comunique e demonstre profissionalismo em todos os momentos. Ouça antes de contribuir com sua opinião e adote atitude positiva.

Mantenha o foco: Nunca deixe seu entusiasmo por um problema ou projeto distraí-lo dos objetivos da sua empresa. Alinhe todos os esforços para prover e exceder o trabalho pelo qual você foi contratado.

Aprenda sobre a cultura. Não somente a empresa possui sua própria cultura, o mesmo acontece com seu departamento. Observe como os outros trabalham, falam e comportam-se. Adaptando-se ao grupo aumentará suas chances de poder contribuir com o sucesso dos outros futuramente.

Seja compreensivo. Quer seja com um colega de TI ou da área de Recursos Humanos que não entende nada sobre o tema, aprenda a colocar-se no sapato dos outros. Conhecendo as expectativas das pessoas, você estará preparado para comunicar, resolver problemas e fazer as coisas acontecerem.

Comece pequeno. Concentre-se em primeiro lugar agregar valor para o seu novo time de TI. Uma vez estabelecido como um membro da equipe, cuidadosamente desenhe as habilidades e experiências que irão lhe trazer vantagem.

Compartilhe sucesso. Nenhum profissional de TI é uma ilha. Seu sucesso é construído em cima dos seus esforços, colegas e times estendidos. Garanta reconhecimento a todos envolvidos em cada conquista.

Faça. O Mercado de Tecnologia está em constante desenvolvimento. A fim de assumir novas tarefas, projetos ou programas aprenda fazendo ou espelhando-se em alguém que saiba fazer.

Tenha tato. Se possuir críticas, guarde-as para você. Até que você saiba o como, porquê e quando por traz das iniciativas que seu departamento de TI estiver trabalhando, você não pode oferecer um feedback negativo.

Seja flexível. Para prosperar em sua carreira e atingir todos os desafios de sua nova posição, você deverá estar aberto a mudanças. Uma vez que esse é um fator vital para crescimento, jamais resistir a ela. Mantenha a mente aberta sobre novas responsabilidades, processos e atitudes.

Mantenha esses tópicos em mente e coloque-os em prática. Certamente você começará uma nova e emocionante fase em sua carreira.

A Kelly Services possui acesso as melhores oportunidades para que você possa alavancar sua carreira em TI. Somos especialistas em Consultoria de Recrutamento e Seleção de profissionais de média e alta gerência em Tecnologia da Informação.