Lições de Liderança com Vito Corleone

Lições de Liderança com Vito Corleone

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15.jan.2018
Samir Amad

Ontem assisti pela vigésima vez o filme O Poderoso Chefão – The Godfather, que considero um dos melhores filmes já feitos. Longe de endossar qualquer tipo de crime ou violência, extraí do filme um estilo de liderança interessante e lições valiosas na construção de comunidades e equipes, tomada de decisões difíceis e um estilo de jogar para ganhar enquanto não esquece de amigos e familiares.


Construa uma comunidade poderosa.

“Algum dia, e esse dia talvez nunca venha, eu vou convidá-lo a fazer um serviço para mim.”
Vito Corleone

As inesquecíveis palavras de Marlon Brando, no papel de Vito Corleone ilustram como ele cria uma comunidade leal entre aqueles que ele ajudou. Ao conceder esses favores e ajudar as pessoas com seus problemas, Vito Corleone está construindo uma rede de influência - relacionamentos que podem ou não entregar um retorno específico ou quantificável, mas todos os quais servem para fortalecer sua base de poder e que têm o potencial para ser recíproco no longo prazo. Construir parcerias estratégicas permite que as empresas trabalhem através de mercados desafiadores e acelerem o sucesso geral.


Tornar as pessoas responsáveis por seus atos.

“Qual o problema com você? Eu acho que seu cérebro está amolecendo”.
Vito Corleone

O Poderoso Chefão lembra a importância de não ser complacente. Assim que Vito Corleone permitiu que alguns momentos de fraqueza fossem vistos por seu inimigo, eles tentaram assassiná-lo. E foi em grande parte devido a falhas de sua equipe. Nos negócios, a responsabilização não é alcançada por acaso. Mas para ser bem sucedido nos negócios, você não pode ser complacente e você precisa estar extremamente focado em atingir metas e obter resultados. Isso não significa que paciência e compreensão não tem um lugar na equação, mas a tolerância contínua de pessoas ou produtos de baixo desempenho simplesmente acaba com o sucesso de qualquer a empresa.


Não transforme a questão em emoção.

“Não é pessoal, Sonny. É só negócios”.
Michael Corleone

Muitas pessoas não gostam de falar sobre o fato de que nos negócios, há vencedores e perdedores. Quando Sonny Corleone reage impulsivamente e emocionalmente, ele cai fora do jogo. Nos negócios, se você não aproveitar a oportunidade para vender, para ocupar o lugar do seu concorrente, eles vão levá-lo para fora do jogo. Não estou sugerindo fazer nada fora dos limites da ética ou da justiça - simplesmente aponto que, quando as pessoas tomam decisões emocionais, começam a tomar decisões ruins. Para liderar com sucesso, você deve tirar sua emoção e ego da equação. É fundamental operar o seu negócio com integridade e respeitar seja quem for, mas também precisa aproveitar as oportunidades para eliminar sua concorrência e vencer".


Seja decisivo.

Don Corleone saber exatamente o que quer, executa decisivamente e comanda o respeito através de uma liderança inabalável. Mas cuidado, pois a liderança não deve ser intimidadora e sim inspiradora. Apoie e oriente todos em sua equipe e certifique-se que estão dentro do contexto correto, para que façam as escolhas certas. Desenvolva a confiança nelas para que tomem ações decisivas também.


Passe algum tempo com sua família.

“Você passa algum tempo com sua família?
Porque um homem que não passa tempo com sua família nunca terá sucesso real”.
Vito Corleone

Um líder não pode ser bem sucedido na resolução criativa de problemas e tomar decisões excelentes a menos que essa pessoa esteja conectada a pessoas e paixões fora do trabalho. Eu acho que muitas vezes é o tempo nos esportes a que me dedico, com familiares e amigos, que me dá a perspectiva do que preciso para construir os relacionamentos e tomar as ações decisivas necessárias para o sucesso contínuo nos negócios.


Olho no mercado

“Conserve seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda”
Vito Corlenone

Você sabe o que seu concorrente está fazendo? Para que direção seu mercado está indo ou quais inovações podem afetar seus negócios? Observar as tendências e as nuances do mercado em que está inserido pode fazer toda a diferença. Leie, pesquise, dê um Google, seja como for, nunca pare de estudar. Lembro-me bem de quando visitei uma das empresas que atendi e nela havia um quadro na parede que dizia: “Somos o meio de comunicação entre pessoas do futuro”. Era uma empresa de bips. Lembra?