O que faz você se destacar na busca de um novo emprego?

O que faz você se destacar na busca de um novo emprego?

MemberImage
14.fev.2018
Samir Amad

A maioria dos candidatos a emprego interpreta de forma equivocada o papel dos Selecionadores profissionais, também conhecidos como recrutadores e, como resultado, perdem inúmeras oportunidades de trabalho. Neste texto pretendo explicar exatamente como os Selecionadores funcionam e como você pode encontrá-los e porque eles podem ser uma parte vital da busca de emprego para qualquer pessoa independente de ser um estagiário iniciante ou executivo veterano.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que os Selecionadores são pagos pelos empregadores para preencher posições que eles não querem anunciar e, portanto, em muitos casos, você nunca terá acesso a esses empregos, a menos que você encontre os Selecionadores certos.

Como funciona um Recrutamento & Seleção dentro de consultorias especializadas?

O processo sempre começa com o empregador. Um gerente ou profissional de RH escreve uma descrição do tipo de candidato que está sendo procurado. Eles geralmente incluem além das tarefas que esperam que se execute, as habilidades esperadas e o tipo de personalidade que se encaixará em sua organização.

O Selecionador então se propõe a encontrar um candidato com aderência precisa ao cargo. Escolhi a frase "aderência precisa" porque provavelmente é a coisa mais importante que você precisa entender sobre Selecionadores. Eles foram contratados para agilizar o processo de contratação, e não complicá-lo. Portanto, eles estão interessados ​​apenas em candidatos que correspondem exatamente aos critérios que foram fornecidos.

A rejeição não é pessoal

Se você não combina com esses critérios, você não receberá uma chamada, não importa o quão maravilhoso seja seu histórico. Não é pessoal - é só que o Selecionador precisa encontrar exatamente o que ele ou ela foi contratado a encontrar para ganhar dinheiro e obter mais vagas de seu cliente. E precisa fazer isso rápido.

O RH do empregador poderia fazer este trabalho, mas ele contratou um Selecionador porque ele não tem tempo, porque esgotou suas fontes ou porque espera uma amplitude ou sofisticação de processo e principalmente, porque tem pressa. O que o empregador espera do Selecionador são dois ou três candidatos altamente qualificados que atendam aos critérios que estabeleceu nas especificações do trabalho. Ele não quer ver opções criativas. Ele não quer ouvir o Selecionador dizer: "Eu sei que esse cara não tem a experiência que você pediu, mas ele parece interessante." Ele quer ver um pequeno grupo de candidatos perfeitamente qualificados.

Portanto, você provavelmente não vai ouvir de volta da maioria dos Selecionadores que você contata. Não tome isso pessoalmente. Não é uma reflexão sobre suas habilidades ou seus antecedentes. Isso simplesmente significa que você não é aderente para as posições em que estão trabalhando atualmente.

Como posso me diferenciar para um Selecionador?

Porque eles estão tão concentrados em encontrar uma "aderência precisa", Selecionadores geralmente não buscam aqueles que procuram fazer uma mudança de carreira. Portanto você precisa deixar claro o que faz, o que quer e principalmente, usar termos e cargos de mercado. Não adianta seguir sua carteira de trabalho e colocar no currículo que você é Analista nível 3 Pleno. O Selecionador não sabe o que é isso e não tem tempo para pesquisar. Se isso significa que você faz contabilidade, informe seu cargo como Analista Contábil, simples assim.

Com os recursos tecnológicos como portais de emprego e carreira, mais importante ainda. Os filtros que os Selecionadores utilizam buscarão Analistas Contábeis e se seu currículo não falar isso, o buscador não vai te achar.

Você deve ter um currículo padrão?

Não! Esta é possivelmente a percepção equivocada mais comum que prejudica os candidatos a emprego, mas ter apenas um currículo é tão útil como jogar uma pedra no mar e esperar atingir um peixe. Você deve preparar um currículo para cada vaga, destacando dentre suas experiências o que mais é aderente à descrição da função procurada. Facilite a vida do Selecionador e suas chances aumentarão.

Você deve entender que cada Selecionador irá preencher apenas um número limitado de vagas em certo período, e a maioria dessas vagas não será adequada para você. Isso significa que você precisa estar em contato com tantos Selecionadores quanto possa encontrar. E também precisa se manter em contato ao longo do tempo, porque o Selecionador pode não ter o trabalho perfeito agora, mas pode ter daqui a três meses.

Não irrite um Selecionador

Pesquise a descrição da vaga com cuidado e evite enviar seu currículo apenas por enviar. Não posso enfatizar isso o suficiente. Nada incomoda mais os Selecionadores do que fazer parte de listas de distribuição por candidatos que não dedicaram tempo para entender o que se está buscando.

O poder de uma consultoria de Recrutamento e Seleção

Desde que você se candidate corretamente, mostrando sua aderência ao que se busca, sendo claro, honesto e descreva situações significativas, os Selecionadores melhorarão suas chances de encontrar seu próximo emprego. Além disso, construir boas relações com eles pode trazer dividendos nos próximos anos, pois eles permanecerão em contato ao longo dos anos e passarão a informá-lo sobre vagas adequadas à medida que sua carreira se desenvolve.