Por que Comunicar-se bem é Liderar?

Por que Comunicar-se bem é Liderar?

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Assim que vi a foto acima sobre a questão de uma prova, compartilhada por um amigo, veio-me o questionamento - "ele está errado?". Com isso, pensei no papel de um líder e como a situação ilustra perfeitamente nosso dia a dia.

"Minha orientação foi clara?" "O outro entendeu minha mensagem?" - essas são perguntas as quais pecamos em não nos fazer diariamente. Estamos nos comunicando com cada pessoa da nossa equipe de acordo com a maturidade profissional ou mesmo o perfil de cada um? "Aquilo que eu disse ontem para meu chefe, será que ele compreendeu?" "Na reunião com meus pares, eu perguntei se o que eles ouviram foi o que eu realmente quis dizer?" - sair de algumas conversas ou reuniões com tais dúvidas não é um bom sinal.

Tal reflexão não vale somente para o mundo organizacional. Quantos desentendimentos, entre as pessoas de um modo geral, provavelmente são frutos de uma comunicação truncada e da nossa falha em deixarmos de checar se o outro entendeu exatamente o que queríamos dizer?

Era para ser apenas uma piada sobre uma prova qualquer, mas é exatamente isso o que acontece em todas as nossas relações. Nos acostumamos a assumir de primeira que o outro está na mesma linha de raciocínio que a nossa e nem sempre é assim.

Mesmo sabendo que a comunicação é uma via de mão dupla, muitos de nós continuamos agindo como se não fosse, mas lembro aqui o que também não é nenhuma novidade: o que é óbvio para nós, nem sempre (e quase nunca) será para os outros.

Então, apesar da correria, do resultado que tem que ser alcançado, do prazo que está no fim, da apresentação que tem que estar pronta em minutos, checar se o outro entendeu o recado, a mensagem, o objetivo daquela tarefa, o porquê da mudança de rota, é importantíssimo para que todos estejam navegando no mesmo barco. É fundamental para que desentendimentos não ocorram, erros sejam evitados e o resultado, além de acontecer, seja sustentável.

As áreas de Recursos Humanos e de Comunicação das empresas formam uma grande dupla de sucesso quando estão em sintonia e transmitem de forma clara aos colaboradores toda a cultura da empresa e os resultados que se espera de todos. Todo este processo começa na seleção e os acompanha em todas as suas atividades.

Veja 4 dicas rápidas para melhorar a sua comunicação:

  • Peça para que a outra pessoa repita o que você disse da maneira que ela tenha entendido e, se a situação for contrária, repita uma orientação que recebeu para se certificar de que você a compreendeu conforme o esperado;
  • Depois de qualquer solicitação, questione se a pessoa compreendeu o resultado esperado, prazo e o porquê (motivo, propósito);
  • Pode parecer estranho nessa era da Internet, mas use mais o telefone, vá até as pessoas, converse mais diretamente com aqueles que fazem parte dos seus círculos, seja profissional ou pessoal;
  • E, em alguns casos, registre em um e-mail tudo o que foi combinado, confirmando se todos estão em sintonia.