Precisando melhores resultados? Pense em Trade Marketing

Precisando melhores resultados? Pense em Trade Marketing

MemberImage
27.nov.2017
Samir Amad

Todas as empresas sabem da importância do marketing para os consumidores. Afinal, se as pessoas não sabem que seu produto existe, não haverá demanda no mercado, e isso significa que não há vendas. No entanto, muitas empresas não conseguem desenvolver estratégias adequadas quando se trata marketing para os atacadistas, distribuidores e varejistas que em muitos casos são os responsáveis finais por mostrar seus produtos aos consumidores.

Há uma série de mal-entendidos em torno da prática do Trade Marketing e como executá-lo corretamente. Isso ocorre porque, enquanto eles são semelhantes, o marketing tradicional (comprador) e o Trade Marketing requerem diferentes abordagens e têm objetivos finais diferentes. O objetivo do marketing tradicional é comercializar o consumidor, enquanto o objetivo do Trade Marketing é comercializar o revendedor.

O que é Trade Marketing?

Para simplificar, é uma estratégia de marketing B2B destinada a promover um produto nas prateleiras das lojas. Isso é feito fazendo com que outras empresas reconheçam o valor do seu produto, e convencê-los de que ajudá-lo a vende-lo acabará por ajudá-los a ganhar dinheiro também.

O objetivo do Trade Marketing é diferente do marketing tradicional, pois não está focado na venda final. Em vez disso, o Trade Marketing se concentra nos meios pelos quais essa venda final é feita. Você precisa promover seus produtos na frente dos consumidores antes que eles possam tomar a decisão de comprá-los.

Quem usa Trade Marketing?

O Trade Marketing é executado pelos fabricantes e direcionado para "parceiros da cadeia de suprimentos": distribuidores, atacadistas e, claro, revendedores. Embora ele seja importante para uma variedade de indústrias diferentes, é especialmente vital para aqueles que enfrentam uma concorrência pesada e a luta pelo espaço das prateleiras.

Por que o Trade Marketing é importante?

É tão importante quanto o marketing tradicional por uma multiplicidade de razões. O primeiro é bastante óbvio: se o seu produto não está destacado em locais de varejo, definitivamente não vai chegar aos consumidores. É imperativo estabelecer relações positivas e duradouras com os membros da cadeia de suprimentos, pois sem essas relações, é quase impossível competir com outras marcas.

Outra razão pela qual o Trade Marketing é tão crítico é porque às vezes a melhor aposta de um negócio é superar o ruído de seus concorrentes. Com tantas marcas diferentes vendendo produtos similares, as empresas devem contar com o Trade Marketing para demonstrar as vantagens da sua marca para as partes que ajudam a vender para elas.

Como desenvolver uma estratégia de comercialização eficaz

Mesmo que você entenda o Trade Marketing dentro e fora, ainda é necessário desenvolver uma estratégia antes de iniciar qualquer campanha. Ter metas claras definidas e pesquisas apropriadas feitas de antemão irão salvá-lo de muitas dificuldades na estrada.

Como qualquer projeto, ele requer pesquisas substanciais. Tal como acontece com a maioria dos aspectos do marketing, uma grande parte dessa pesquisa terá que ser centrada no seu mercado-alvo. Respostas para perguntas como: Quem são seus maiores concorrentes? Quais são seus desafios mais substanciais? O que o seu público-alvo é demográfico? E assim por diante

Fazer pesquisa de mercado também permitirá que você compreenda melhor seu público-alvo. Monitore as tendências online, leia o máximo possível sobre sua indústria específica e coloque esse conhecimento em bom uso, desenvolvendo um plano abrangente que mapeie quaisquer obstáculos potenciais e como você irá superá-los. É muito mais fácil e eficaz desenvolver um plano como este no início, em vez de esperar até que você esteja sob pressão no último minuto.

Tudo isso então garantira o sucesso? Não.

Embora o Trade Marketing ainda siga muitos dos princípios fundamentais do marketing tradicional de clientes, seus diferentes aspectos requerem uma abordagem única. Lembre-se, o objetivo do Trade Marketing não é fazer uma venda final, mas sim encontrar parceiros que possam ajudá-lo ao longo do caminho.

A palavra-chave chama-se execução. Ter uma equipe forte ou contar com uma agência responsável, talentosa, com a capilaridade necessária, experiência e principalmente controles robustos é o essencial.