Tendências em Carreiras, Empresas e Trabalho - Está pronto para se redescobrir?

Tendências em Carreiras, Empresas e Trabalho - Está pronto para se redescobrir?

MemberImage
18.out.2017
Elen Freitas

Enquanto estamos trabalhando e seguindo nossas rotinas diárias, não paramos ainda para observar o nosso redor, sequer conseguimos acompanhar de forma satisfatória o desenvolvimento dos nossos pequenos familiares, imagine enxergar as tendências de trabalho e as relações com as áreas produtivas da vida que estão cada vez mais se solidificando e criando uma nova cultura.

Você já pensou que as pessoas que nascerem depois de 2025 poderão nunca ter ouvido falar em: pagamento em dinheiro, escritórios, materiais promocionais? E eles poderão viver numa economia que funcionará basicamente por indicação e colaboração? 

Mais do que uma geração e sim uma população definirá uma nova cultura, por meio de aspirações de carreira e atitudes com relação ao trabalho. Eles irão trabalhar por motivações diferentes do que apenas o enriquecimento material, mas o emocional.

Novas profissões surgirão porque o mundo está se reinventando e colocando tarefas rotineiras nas mãos de ferramentas online e em robôs. As empresas irão procurar um Curador de conteúdos digitais sobre assuntos relevantes ao invés de se basearem apenas nas palavras-chaves, existirão os Cinegrafistas de experiências porque não bastarão apenas informações e imagens, as pessoas precisarão de um Consultor de novas habilidades porque elas terão de se redescobrirem ou Conselheiro de produtividade, já pensou em um Consultor de novas carreiras por video conferência? 

Como as empresas irão construir e capacitar equipes de alta performance nessa era dos apps e robôs? Suas lideranças deverão ter a cabeça aberta e com muita vontade de ampliar os horizontes. Estamos embarcando no tempo do trabalhar para aprender ao contrário do que sempre aconteceu, quando as pessoas levavam anos aprendendo para trabalhar. Podemos dizer que um tipo de "analfabetismo" existirá, com características intrigantes que compreenderão aqueles que não sabem aprender, aqueles que não desaprendem e/ou não reaprendem.

Atualmente algumas empresas já se destacam e se reinventaram são aquelas em que os espaços de trabalho estão alinhadas com o seus próprios DNAs. Já vemos por exemplo, grandes fabricantes de produtos esportivos com academias e lugares para seus funcionários praticarem esportes, pois o perfil desses profissionais também tem o esporte em suas rotinas. Existem as grandes empresas da tecnologia e entretenimento com lounges de música e espaços para divulgação de arte...

Todo esse panorama está se expandindo e se recriando, não é parte apenas de uma geração, mas é primordial para o desenvolvimento humano, faz parte das mudanças das sociedades. 

Você já está nessa embarcação? Esta é a hora de se redescobrir!