OmniChannel: Sua marca e equipe já estão capacitadas para desenvolverem esta estratégia?

OmniChannel: Sua marca e equipe já estão capacitadas para desenvolverem esta estratégia?

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27.set.2017
Elen Freitas

O que é Omnichannel?

O termo omnichannel  vem de “omni” do Latim quer dizer tudo ou inteiro e de “channel” do inglês que traduzida para o português significa canal. Ou seja "todos os canais" ou “simultaneamente em todos os canais”. Transportada para a realidade de Vendas/Trademarketing, é quando um consumidor tem a experiência de compra passando por vários canais online e offline, desde a busca da informação de produtos/serviços, decisão de compra e a compra em si.

O segredo de uma marca estar sempre visível aos seus clientes é criar uma estratégica Omnichannel. Pois os seus consumidores querem poder ter acesso aos dados de produtos por meio de todos os canais que eles possam ter disponíveis simultaneamente.

Atualmente os varejistas que utilizam este tipo de abordagem, acompanham seus clientes em todos os lugares possíveis, pois estamos na era dos consumidores conectados. Por isso, os consumidores não apenas vivem a experiência de um produto da busca à aquisição, mas da Marca em si.

O trabalho de Trade Marketing se torna mais eficiente quando está contando com equipes de profissionais capacitados e experientes, que possam desenvolver e inovar estratégias de alcance, que todas as informações e a cultura da marca chegue em consumidores específicos, com determinados padrões de compra, que acessam determinadas redes sociais, que se comportam de formas diferentes nas visitas aos sites, além de participar de programas de fidelidade. Com isso pode-se obter uma maior abrangência de análises a todo tipo de dados.

Onde sua marca pode aparecer dentro da estratégia Omnichannel?

Canais mobile: redes sociais, nas lojas virtuais ou nas notificações sobre novos produtos, que são acessados via smartphones, tablets.

Canais multimídia não mobile: aparecerem anunciados na programação de tv e rádio online e cabo com codigos promocionais que podem gerar ações de compra online ou em lojas físicas.

Canais off-line: catálogos, flyers e todo material impresso de apoio que contenham QR codes conectados a bancos de informação online, disponibilizados via promotores de vendas e nas lojas físicas.

Canais alternativos: Estratégia promocional em que uma loja vai até os consumidores, nos bairros deles, por exemplo um caminhão ou trailer bem envelopados com a marca. Onde seus consumidores degustam produtos/serviços ou compram via QR codes integrados com a loja virtual, usando dispositivos mobile.