Você já ouviu falar sobre o que é MSP na área de RH?

Você já ouviu falar sobre o que é MSP na área de RH?

MemberImage
27.dez.2017
Samir Amad

MSP é a sigla de Managed Service Provider ou Managed Staffing Provider, (Provedores de serviços gerenciados ou Provedores de pessoal gerenciado). É a aplicação de tecnologia e serviços fornecidos por Consultorias de RH terceirizadas para empresas que usam agências de pessoal para contratar um grande número de temporários ou terceiros em suas várias formas. Os MSPs supervisionam todo o ciclo de vida do processo de contratação temporária – da abertura da requisição de pessoal até o pagamento às agências de pessoal aprovadas para executar a tarefa. Eles são o principal ponto de contato para contratação da força de trabalho na empresa cliente e para as agências de pessoal. Os MSPs ajudam a gerenciar as agências padronizando processos, assegurando a classificação correta dos trabalhadores, a conformidade documental, a performance no fechamento de vagas, o monitoramento dos horários de trabalho dos temporários e terceiros e acima de tudo, promove o conhecimento e a análise de performance em toda esta cadeia de fornecimento.

Por que as empresas usam MSPs?

Ao contrário dos velhos tempos onde as empresas faziam tudo sozinhas, muitos executivos sentem que o gerenciamento dos fornecedores de mão-de-obra é melhor feito quando terceirizado para especialistas. Os fabricantes não possuem e operam seus próprios caminhões para enviar mercadorias e, em vez disso, procuram empresas de logística. Da mesma forma, as empresas começaram a sentir que as normas legais, o atendimento às metas de RH e os regulamentos envolvidos na gestão de agências de pessoal para contratar temporários ou terceiros eram muito pesados ​​e não eram muito estratégicos para a empresa.

Com a nova lei trabalhista no Brasil e a alta demanda por terceirização, o conceito MSP já bem estabelecido no mundo, será cada vez mais procurado pelas empresas no Brasil. Consultorias de RH começam a demonstrar como os MSPs padronizam os processos, poupam dinheiro e reduzem os riscos de não conformidade. Uma proposição de valor suficientemente forte para que, segundo a revista Fortune 500, 60% a 80% das empresas adotam o modelo MSP para pessoal.

Quais são os diferentes modelos de MSPs?

Os programas MSP são implementados em 3 modelos principais, dependendo do que o cliente precisa, das características das habilidades que contrata, dos fornecedores de pessoal atuais e do que eles sentem é melhor para eles.

Provedor de MSP Neutro - Neste modelo, o Provedor não pode participar do programa de pessoal como fornecedor para evitar potenciais conflitos de interesse. Ou seja, provê apenas o software ou software + serviço de gerenciamento.

Provedor de MSP Hibrido - Neste modelo, o Provedor MSP também participa no programa de pessoal, diretamente ou por meio de sua empresa de pessoal. Esses programas podem acontecer onde o cliente e outras agências de pessoal estão confortáveis ​​que o MSP vai jogar de forma justa ou não é muito dominante e agressivo.

Provedor de MSP Único - Neste modelo, o cliente seleciona o principal fornecedor de pessoal como o MSP também. Essa agência é então responsável por todos os recursos fornecidos. Eles podem ou não se associar com outras agências de pessoal para apoiar a entrega.

O que um MSP parece ser na prática?

O MSP é uma equipe pequena que supervisiona o programa de pessoal contingente no site do cliente ou à distância. Consiste em especialistas em categorias que garantem que cada posição aberta esteja recebendo atenção dos fornecedores e respostas dos requisitantes internos e do pessoal administrativo para cuidar da papelada de contratação e garantir o pagamento de pessoal e as agências.

A razão para isso é que a maior parte da complexa atividade de um programa MSP é a seleção de fornecedores, a implementação dos novos sistemas, o gerenciamento de mudanças no cliente e a transição para um modelo interativo. A equipe MSP também usa um VMS Vendor Management System (Sistema de Gerenciamento de Fornecedores), uma ferramenta de software que é uma combinação de um sistema de RH, ATS Applicant Tracking System (Sistema de Rastreamento de Candidatos) e um sistema de Payroll (folha de pagamento) para realizar todas as transações de pessoal de distribuir os requisitos para cobrança. O sistema VMS fornece um painel para o MSP para rastrear o funcionamento do programa e identificar rapidamente áreas com problemas.