Você usa o Linkedin de forma ativa?

Você usa o Linkedin de forma ativa?

MemberImage
19.abr.2018
Gabriela Cardozo

Muita gente acha que você só deve ser atuante nesta rede quando está desempregado ou então pensando em mudar de emprego. Se você pensa dessa forma, está completamente errado.

Mais do que uma ferramenta de recolocação, o Linkedin também é uma ótima estratégia para engajamento, aprendizado e fortalecimento do seu marketing pessoal.

Ter uma presença ativa no Linkedin é um sinal de que você valoriza o seu networking, demonstra que é um profissional ativo em seu segmento e que procura estar sempre atualizado em sua carreira e no seu negócio ou da sua empresa.

Você precisa se manter atualizado.

Na minha opinião, o primeiro motivo para ter uma conta ativa no LinkedIn é se manter atualizado sobre as novidades e lançamentos no seu segmento de atuação profissional. O LinkedIn tem sido usado cada vez mais pelas empresas como canal de comunicação sobre novidades e lançamentos sobre o negócio.

Além disso, participação em grupos do LinkedIn também lhe dá uma boa visão do que está rolando no mercado, quais são as tendências e opiniões de outros profissionais. Em um ambiente dinâmico como o que vivemos nos dias de hoje, está bem informado é fundamental para seu desenvolvimento profissional.

O networking faz parte do seu ativo profissional

Ter e criar um relacionamento com empresas e profissionais ligados à sua área de atuação é importante não só para debater ideias e tendências, como também para garantir que na eventualidade de você se ver desempregado, terá conexões com as quais poderá contar para buscar uma nova colocação. Portanto, o networking no LinkedIn deve fazer parte da sua rotina profissional.

Use o seu LinkedIn como um verdadeiro Seguro Desemprego Digital. Para que ele funcione na hora que você precisar, você precisa ter uma presença ativa na rede, caso contrário, pode ser visto como alguém que só aparece no LinkedIn por interesse.

Trabalhe suas conexões. Faça networking com qualidade, ou seja, trabalhe conexões que estão em sintonia com os seus objetivos na rede. Não caia na armadilha da Quantidade, pois de nada adianta ter milhares de conexões se elas não são qualificadas.

Penso como sementes de um jardim. Se você cuidar delas, cultivando seus relacionamentos, eles um dia lhe trarão bons frutos.

Trabalhe seu marketing pessoal!

O Linkedin é a principal ferramenta de Hunting pois ela funciona como uma grande vitrine de experiências e conhecimentos. Você até pode estar satisfeito com na sua atual posição, mas isso não significa que esteja fechado a boas propostas, certo?

Então lembre-se que o marketing em mídias sociais é display, portanto, a velha norma de que quem não é visto não é lembrado é válida também neste caso.

Você sabe usar as ferramentas a seu favor?

Além de todas as funcionalidades citadas, você sabia que o Linkedin também pode ser um excelente aliado para você aumentar seus negócios, fazer networking com finalidade para vendas e aprender com cursos gratuitos e pagos feitos por usuários das redes?

Procure dentro da Plataforma sobre as soluções Learning Sales Navigator.

Escreva, dê a sua opinião, se apresente a contatos que podem agregar, apareça, crie!

Criar conteúdo na rede ajuda não só a você a mostrar que se mantém atualizado e está antenado com as tendências do mercado, como outros profissionais em busca de novos desafios e conhecimentos. Crie conteúdos relevantes sobre sua área de atuação e sobre o mercado corporativo do seu segmento.

Aos poucos, os artigos, posts e discussões da rede vão se tornando mais atraentes do que as discussões, compartilhamento vagos e fotos de amigos e conhecidos das outras redes.

Hoje já me pego vendo o Linkedin no trânsito, na espera do prato no restaurante, nas filas entediantes. Adoro ler sobre as conquistas de emprego, cases de sucesso, recomendações de cursos na minha área, tendências do mercado, artigos motivadores e até frustações comuns.

O Linkedin é uma rede profissional, mas é feito de pessoas reais com suas experiências, angustias e histórias de sucesso.