Código de Conduta

Código de Conduta e Ética Empresarial    

O Conselho de Administração (doravante referido como o "Conselho") da Kelly Services, Inc.(doravante "a Empresa") adotou o seguinte Código de Conduta e Ética Empresarial (doravante o "Código") para si próprio e para os diretores e colaboradores da Empresa e das suas subsidiárias. 

O Código destina-se a ajudar-nos a reconhecer e a lidar com questões éticas, a prevenir as infrações à lei, a proporcionar mecanismos para expor condutas desonestas ou pouco éticas e a ajudar a acolher uma cultura de honestidade e de responsabilidade, ao trabalharmos coletivamente para alcançarmos a nossa Visão, demonstrarmos o nosso Caráter, em adesão aos nossos Valores. 
 

Cada um de nós tem a responsabilidade pessoal de manter uma conduta ética e legal e de agir em conformidade tanto com o texto como com o espírito deste Código e de assegurar que os nossos fornecedores, agentes e representantes também estão conscientes desse dever. 
 

Nenhum código ou política pode prever todas as situações que possam surgir. Este Código destina-se a servir com um guia. Encorajamos os colaboradores a colocar ao seu diretor todas as questões relativas a determinadas circunstâncias que possam envolver as disposições deste Código. Os colaboradores também podem colocar as suas questões ao Vice-Presidente, Auditoria Interna ou ao Conselheiro Jurídico. 

Conflito de Interesse  

Ocorre um "conflito de interesse" quando os nossos interesses individuais e privados interferem, ou parecem interferir, de alguma forma com os interesses da Empresa. Cada um de nós deverá evitar conflitos de interesse com a Empresa.   

Este Código não pretende descrever todos os possíveis conflitos de interesse que poderão ocorrer. Alguns dos conflitos mais comuns, dos quais nos devemos abster, são:     

  • Um colaborador ou um seu familiar receber um benefício pessoal inapropriado como consequência da posição do colaborador na Empresa. Um "seu familiar" significa o cônjuge, pais, filhos e irmãos, quer biológicos quer por casamento ou adoção, ou qualquer outra pessoa que habite em casa do colaborador; 
     
     
     
     
  • Envolver-se intencionalmente em qualquer conduta ou atividade que seja inconsistente com os melhores interesses da Empresa ou que perturbe ou prejudique a relação da Empresa com qualquer pessoa ou entidade com a qual a Empresa tem uma relação comercial ou contratual ou se propõe entrar em tal relação;    
  •  Aceitar compensação, seja de que tipo for, de outra proveniência para além da Empresa, que, de qualquer forma, afete o seu desempenho;  
     
     
     
  • Oferecer, dar presentes a outrem ou recebê-los de alguém que tem negócios com a Empresa em casos em que a oferta está a ser feita para influenciar as nossas ações devido à nossa posição na Empresa, ou em que a aceitação desses presentes poderia criar a aparência de falta de honestidade.     

Qualquer situação que envolva, ou possa potencialmente envolver, um conflito de interesse com a Empresa deve ser imediatamente relatada ao Vice-Presidente, Auditoria Interna ou ao Conselheiro Jurídico. 

Contra o Suborno/Corrupção

Cada um de nós tem o dever de agir em conformidade com a Lei sobre Práticas de Corrupção no Estrangeiro (FCPA - U.S. Foreign Corrupt Practices Act) assim como com todas as outras leis contra suborno e contra corrupção específicas para outros países. Não é permitido dar, prometer ou oferecer nenhuma coisa de valor, mesmo que seja pequena, a um cliente, funcionário do governo ou outra pessoa com o objetivo de influenciar uma decisão, conseguir uma vantagem, evitar uma desvantagem ou obter ou reter um negócio. Se participar em comportamento semelhante, expõe-se a si e à Empresa a responsabilidade civil e/ou penal, dano significante à reputação e quebra da confiança que os nossos clientes, acionistas e comunidades colocaram em nós. Cada um de nós tem de receber formação e treino pela Empresa sobre a lei FCPA e sobre suborno e anualmente assegurar a sua conformidade com os princípios descritos no treino e neste Código. Qualquer suspeita de violação deve ser prontamente dada a conhecer ao Programa de Relatos de Conduta e Ética Empresarial da Kelly Services através do número 877.978.0049 ou https://www.integrity-helpline.com/kellyservices.jsp ou para a Europa, https://www.financial-integrity.com/kellyserviceseu.jsp ou ao Vice-Presidente, Auditoria Interna.  

Oportunidades Comerciais 

Cada um de nós tem a responsabilidade de promover os interesses legítimos da Empresa. Não devemos: 

  • Tirar proveito pessoal ou desviar para outros oportunidades descobertas através do uso de propriedade ou informações da Empresa ou através da nossa respectiva posição; 
  • Usar colaboradores, propriedade ou informações da Empresa ou as nossas respectivas posições para ganhos pessoais; ou 
  • Competir com a Empresa, direta ou indiretamente, por oportunidades comerciais.

Confidencialidade e Privacidade 

Cada um de nós deve manter a confidencialidade e privacidade de informações e dados pessoais que nos forem confiados pela Empresa, pelos colaboradores e pelos nossos clientes e agir em conformidade com a Declaração de Privacidade Global da Kelly a que se pode aceder em http://www.kellyservices.com. 

Proteção e Utilização Adequadas dos Bens da Empresa  

Cada um de nós deve proteger os bens da Empresa e assegurar a sua utilização eficiente. 

Ninguém deverá usar os bens da Empresa para benefício pessoal.

Negociações Honestas 

Temos a responsabilidade de negociar honestamente uns com os outros, com os nossos clientes e com os nossos fornecedores. Ninguém deverá tirar uma vantagem desonesta de outra pessoa através de manipulação, dissimulação, abuso de informações confidenciais, apresentação errônea de fatos materiais ou de outras práticas negociais desonestas. 

Comportamento no Local de Trabalho  

A Kelly tem o compromisso de manter um ambiente de trabalho que promove a dignidade individual e respeito mútuo. Comportamento inapropriado no local de trabalho (o que e inclui viagens de negócios e eventos patrocinados pela Empresa depois das horas de trabalho, resultará em ação disciplinar que poderá incluir rescisão do contrato de trabalho. 

É expressamente proibido qualquer tipo de conduta hostil contra um colaborador com base em sexo, etnicidade, origem nacional, religião, deficiência, idade ou orientação sexual. Avanços sexuais, pedidos de favores sexuais e outra conduta indesejada, verbal ou física, ou comunicação de natureza sexual são comportamentos inapropriados e não tolerados no local de trabalho..

Conformidade com Leis, Regras e Regulamentos  

Cada um de nós tem de estar consciente, assim como assegurar que os nossos fornecedores, agentes e representantes estão conscientes, do dever de agir em conformidade com todas as leis, regras, regulamentos aplicáveis à Empresa, incluindo a Lei sobre Práticas de Corrupção no Estrangeiro e outras leis contra corrupção e suborno, leis de trabalho e emprego, leis anti-trust e leis de informação privilegiada ("insider trading"), leis aplicáveis a saúde, segurança e ao meio ambiente, leis aplicáveis a privacidade e proteção e todas as políticas estabelecidas pela Empresa. 

Renúncias ao Código de Conduta e Ética Comercial   

Qualquer renúncia a este Código, tal como ele se aplica individualmente aos Administradores e aos Diretores Executivos, deverá ser feita pelo Conselho de Administração e será revelada de acordo com a lei federal aplicável e as Regras de Mercado do NASDAQ. Os pedidos para renúncias do Código, tal como ele se aplica a diretores e colaboradores, deverão ser feitas por escrito ao Vice Presidente, Auditoria Interna ou ao Conselheiro Jurídico e devem ser confirmadas por escrito.  

Relatos de Comportamentos Desonestos ou Pouco Éticos

Em caso de dúvida sobre o melhor método de atuação numa situação particular, os colaboradores devem falar com os seus diretores ou com outro membro adequado do pessoal. As violações conhecidas ou suspeitas de violação de leis, regras e regulamentos aplicáveis à Empresa, deste Código ou de qualquer outra política da Empresa devem ser prontamente dadas a conhecer ao Programa de Relatores de Conduta e Ética Empresarial da Kelly Services através do número 877.978.0049 ou em https://www.integrity-helpline.com/kellyservices.jsp ou https://www.financial-integrity.com/kellyserviceseu.jsp para a Europa. Estando sujeito às leis aplicáveis, os relatos anônimos serão permitidos através do Programa de Relatos de Conduta e Ética Empresarial da Kelly Services. É expressamente proibida a retaliação de qualquer tipo contra qualquer Diretor, chefia ou colaborador por motivo de relatos feitos de boa-fé e dela poderão resultar medidas disciplinares, incluindo rescisão do contrato de trabalho.  

É responsabilidade da Empresa conduzir prontamente uma investigação de qualquer queixa de violação ou de uma alegada violação deste Código. Se um colaborador sentir que o relato de uma violação não está a ser considerado, ele ou ela deve prosseguir, através do Programa de Relatos de Conduta e Ética Empresarial da Kelly Services, descrito acima, ou dirigir-se diretamente ao Vice-Presidente, Auditoria Interna ou ao Conselheiro Jurídico. 

Relatórios de Sociedade Anônima com Cotação na Bolsa 

O Diretor Executivo e o Diretor Financeiro , e o Controller Corporativos, assim como as pessoas por eles designadas (os "gestores financeiros") têm a responsabilidade adicional de apresentar relatórios e documentos completos, honestos, compreensíveis e em tempo útil à Comissão Americana do Mercado de Valores; estes mesmos requisitos de divulgação aplicam-se a todas as comunicações públicas da Empresa. Para além dos requisitos de apresentação de relatórios estabelecidos noutros pontos deste Código, os gestores financeiros devem expor quaisquer suspeitas de violação ou violações conhecidas do Código ao Comitê de Auditoria. 

Incapacidade em Agir em Conformidade; Procedimentos de Conformidade  

A incapacidade de qualquer diretor, chefia ou colaborador em agir em conformidade com as leis, regras e regulamentos que regem a atividade comercial da Empresa, este Código ou qualquer política da Empresa constitui motivo para a instauração de medidas disciplinares, as quais podem incluir a rescisão do contrato de trabalho ou acordo semelhante. Os relatos de suspeita de violação ou violações conhecidas serão prontamente investigados pela função apropriada, que poderá incluir o Departamento de Auditoria, Recursos Humanos ou Jurídico. 

Adotado pelo Conselho de Administração

9 de Fevereiro de 2004, com modificações introduzidas em 9 de Novembro de 2010 

 

Como contratar a "Hotline" do Programa de Relatos de Conduta e Ética Empresarial da Kelly Services

1. Faça a chamada usando uma linha terrestre que permita chamadas internacionais (não um telemóvel). 

2. Consulte a tabela em baixo para localizar o Código de Acesso Direto para o país de onde está a telefonar. 

3. Marque o Código de Acesso Direto indicado.

4. Ao ser solicitado, marque o número da linha direta Hotline (877-978-0049)

5. Uma vez estabelecida a ligação, siga as indicações para falar com um(a) representante da Hotline. 

 

Kelly Services, Inc.

PAÍS

CÓDIGO DE ACESSO DIRETO

NÚMERO DA HOTLINE

Áustria / Österreich

0800-200-288

877-978-0049

Belgium / België

0-800-100-10

877-978-0049

Brazil / Brasil

0800 890 0288 or 0800-8888-288

877-978-0049

China / 中国

108-888(Pequim) ou 108-11 (resto da China)

877-978-0049

 

Canada

N/D

877-978-0049

Denmark / Danmark

8001-0010

877-978-0049

France

0800-99-0011 or 0805-701-288

877-978-0049

Germany / Deutschland

0-800-2255-288

877-978-0049

Hong Kong / 香港

800-96-1111 (Telefone HK) ou 800-93-2266(Telefone New World)

877-978-0049

Hungary / Magyarország

06 800-01111

877-978-0049

India / भारत

000-117

877-978-0049

 

Indonesia / Republik Indonesia

001-801-10

877-978-0049

Italy / Italia

800-172-444

877-978-0049

Japan / 日本/ Nihon

00 539-111 (KDDI); 0034-811-001 (NTT); 00-663-5111 (Softbank)

877-978-0049

 

Malaysia / ايسيلم

1-800-80-0011

877-978-0049

Mexico / México

01-800-288-2872

877-978-0049

Netherlands (Holland) / Nederland

0800-022-9111

877-978-0049

Norway / Norge

800-190-11

877-978-0049

Poland / Polska

0-0-800-111-1111

877-978-0049

Portugal

800-800-128

877-978-0049

Puerto Rico

N/D

877-978-0049

Russia / Россия

363-2400 (Moscovo); 8^495-363-2400 (fora de Moscovo); 363-2400 (São Petersburgo); 8^812-363-2400 (fora de São Petersburgo)

877-978-0049

 

Singapore / 新加坡 / Singapuraf

800-0111-111 (Sing Tel) or 80-0001-0001 (StarHub)

877-978-0049

 

Spain / España

900-99-00-11

877-978-0049

Sweden / Sverige

020-799-111

877-978-0049

Switzerland / Suisse

0-800-890011

877-978-0049

Thailand / ประเทศไทย

1-800-0001-33 or 001-999-111-11

877-978-0049

United States

N/D

877-978-0049